Aeroporto de Jaguaruna - SC

O Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, também denominado Aeroporto Regional Sul de Santa Catarina, é um aeroporto brasileiro que abrange os municípios da região sul catarinense.

Com pista de 2 500 m de comprimento por 30 m de largura, que figura como uma das maiores
pistas dos aeroportos brasileiros, o Aeroporto de Jaguaruna foi projetado para receber aeronaves de grande porte - como o Boeing 767 e o Airbus A320 - e visa atender 900 mil habitantes de 48 municípios das regiões metropolitanas de Tubarão, Araranguá e Criciúma.


A princípio poderão operar aeronaves como ATR-72(até 68 passageiros), Fokker 100(até 107 passageiros), dentre outras, também poderão operar as aeronaves da família do Boeing 737 para baixo, e dos Airbus A319 (da família do A320), aeronaves estas que têm capacidade para até 190
passageiros. Para receber aviões como o Airbus 320 e o Boeing 767, é necessária a ampliação da largura da pista para 45 metros. Aviões que chegam a ter capacidade de transportar aproximadamente 250 passageiros, por isso não é descartada fazer esta adequação após a definição de quem administrará o aeroporto.

O projeto aeroporto regional Sul está na terceira etapa de implantação. O terceiro passo compreende a construção do acesso ao terminal, que inicia na BR-101, na região próxima ao município de Sangão. Construido em uma área de 311 hectares, o aeroporto mantem a maior pista do Sul do País.


A conclusão da primeira etapa aconteceu com a inauguração da pista de pousos e decolagens e o pátio de estacionamento de aeronaves. O evento ocorreu em janeiro de 2006. A pista foi construida com 2500 metros de comprimento por 30 metros de largura, e tem capacidade de operações para aeronaves de grande porte.

A segunda etapa foi a contrução do terminal de passageiros, que foi iniciado em fevereiro de 2009 e inaugurado em dezembro de 2010.

Após o término do projeto, o terminal atenderá cerca de 900 mil habitantes da região Sul do Estado, principalmente das microrregiões dos municípios de Tubarão, Araranguá e Criciúma.

Novo Comentário

 
CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI !