Infraero ministra cursos de Libras para funcionários em três aeroportos

A Infraero dá andamento à sua política de acessibilidade com cursos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para capacitação de funcionários no atendimento acessível em três aeroportos da Rede: Guarulhos, Porto Alegre e Florianópolis.
O curso de Libras do Aeroporto Internacional de Guarulhos/Governador André Franco Montoro (SP) será concluído nesta quarta-feira (6/7). No Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS), o treinamento será concluído na sexta-feira (8/7). Já o Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz (SC) finalizou a formação na última sexta-feira (1º/7).
A capacitação, direcionada para funcionários dos aeroportos que lidam diretamente com os usuários, possui dois módulos: básico e intermediário. Os participantes aprendem técnicas de atendimento ao deficiente, legislação sobre acessibilidade, formas de comunicação, alfabeto, números, cumprimentos e vocabulário de convivência. Além disso, eles também aprendem respostas às perguntas mais frequentes, como onde ficam postos médicos, caixas eletrônicos, Juizado Especial, Polícias Federal, Civil e Militar, áreas de alfândega, praça de alimentação, banheiros e outros serviços disponíveis nos aeroportos.
De acordo com o funcionário Valter Andrade Melo, participante em Guarulhos, o curso é uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos e prestar um serviço de qualidade aos usuários do aeroporto. “Agora posso atender os passageiros deficientes de forma correta e esclarecer as dúvidas deles”, notou. “O curso traz várias situações de atendimento na linguagem de sinais, o que torna o aprendizado da prática mais fácil”, destacou o empregado Gilson Tibiriçá dos Santos Ramos, que faz o treinamento em Porto Alegre.
“Com esta iniciativa, a Infraero reforça o comprometimento social e a preocupação em oferecer itens de acessibilidade aos usuários dos aeroportos brasileiros”, pontuou o superintendente do Aeroporto de Guarulhos, Antonio Montano. “Esta ação cumpre um dos mais importantes itens da política de acessibilidade da Infraero, que é o atendimento ao usuário”, afirmou por sua vez o superintendente de Porto Alegre, Jorge Herdina.

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